Siguenos en la red:

FacebookFacebook TwitterTwitter Geosilex en LinkedIn

Selección de idioma: Español . Français . Português . English

anterior siguiente

8 Solicitações máximas

para um material de construção sustentável ideal

3. Atividade descontaminante na vida útil

A concentração de Gases de Efeito Estufa (GEE) na parte alta da atmosfera capta a radiação solar refletida desde a superfície terrestre e impede a liberação no espaço, elevando a temperatura da atmosfera nas capas mais próximas à superfície terrestre e, como consequência, provocando um aumento da temperatura média do planeta (efeito estufa).
Este processo é a origem de uma possível alteração climática, e constitui um dos problemas ambientais de maior relevância em escala mundial, já que, entre outros, pode ocasionar o aumento do nível do mar, o retrocesso dos glaciares, alterações na frequência e intensidade das precipitações e outros fenômenos meteorológicos extremos.

Destaca o predomínio do CO2, com uma contribuição no ano 2007 de 82,8% das emissões totais. Desde o ano base do Protocolo de Kioto (1990) as emissões de CO2 cresceram um 60,4%. FONTE: BANCO PÚBLICO DE INDICADORES AMBIENTAIS DO MINISTÉRIO DE MEIO AMBIENTE, E MEIO RURAL E MARINHO.

 

 

GeoSilex® capta e armazena CO2. Reduz um 30% o vestígio de carbono do cimento.

O setor do cimento é responsável por volta de 5% das emissões de CO2, principal gás causador do efeito estufa e da alteração climática (HUMPHREYS AND MAHASENAN 2002).

Os dados sobre a quantidade de emissões de CO2 por tonelada de cimento variam de umas fontes a outras. Segundo Humphreys and Mahasenan (2002), durante a fabricação se produz CO2 por duas vias: a conversão química da pedra caliça produzida durante sua calcinação e o próprio consumo de combustíveis como o carvão. Dependendo da tecnologia de fabricação as emissões variam desde 720 Kg. a 1,5 t CO2 / t de cimento. FONTE: VESTÍGIO  ECOLÓGICO DO CIMENTO. LABORATÓRIO DE ENGENHARIA SUSTENTÁVEL.

Cemex, emissão total de CO2: 631 Kg. CO2 / t de cimento. FONTE: PORTLAND CEMENT ASSOCIATION, U.S. CEMENT INDUSTRY FACT SHEET FROM EBN VOLUME 2, NO.2.

Em um concreto (2.350 Kg/m3) com um 12% de cimento (280 Kg c x  0,850 kg CO2 = 238 Kg CO2) as emissões correspondentes ao cimento são 101,3 g CO2 por Kg  de concreto. O vestígio de CO2 do GeoSilex® é -250 g CO2/ Kg Gs. Se acrescentarmos à mistura a mesma quantidade de GeoSilex que de cimento restamos 72 Kg de CO2, isto é, 30% do vestígio de carbono do cimento.

 

Materiales para arquitectura activa frente al CO2

Mapa do site · Política de Privacidade · · Contato