Siguenos en la red:

FacebookFacebook TwitterTwitter Geosilex en LinkedIn

Selección de idioma: Español . Français . Português . English

anterior siguiente

8 Solicitações máximas

para um material de construção sustentável ideal

8. Durabilidade.

O próprio hidróxido de cálcio tem propriedades cimentantes já que se carbonata devido à presença do CO2 atmosférico formando CaCO3. Este carbonato pode se dissolver e reprecipitar preenchendo fraturas. Este processo de auto-preenchimento (“SELF-HEALING”: VER HANSEN, E.; RODRÍGUEZ-NAVARRO, C. & VAN BALEN, K. 2008 LIME PUTTIES AND MORTARS: INSIGHTS INTO FUNDAMENTAL PROPERTIES. STUDIES IN CONSERVATION, 53, 9-23) contribui para a estabilidade estrutural de elementos construídos com cimento Portland ao qual se acrescentou cal hidratada.


Diversos estudos levados a cabo na década dos 70 do século passado demonstraram que a presença de Ca(OH)2 em cimentos de tipo Portland (ORDINARY PORTLAND CEMENT: OPC) tinha uma importância chave na resistência mecânica dos mesmos já que os cristais de portlandita agiam como obstáculos para a propagação de fraturas (BERGER, R.L. (1972) CLCIUM HYDROXIDE: ITS ROLE IN THE FRACTURE OF TRICALCIUM SILICATE PASTE. SCIENCE, 175, 626-629). É por isso que a adição de Ca(OH)2 podia melhorar a resistência mecânica de tais cimentos a longo prazo

 

GeoSilex® contribui para a durabilidade do Concreto.


Outorga um elevado pH pelo que contribui com a estabilidade química do  cimento ao longo prazo. Também inibe a corrosão dos metais em concretos armados. A adição do GeoSilex® no cimento potencia e alonga tal efeito, contribuindo para a sua durabilidade. PATENTE  DE GEOSILEX®. TRENZAMETAL E DPTO. MINERALOGIA E PETROLOGIA. UNIVERSIDADE DE GRANADA.

 

Materiales para arquitectura activa frente al CO2

Mapa do site · Política de Privacidade · · Contato