Siguenos en la red:

FacebookFacebook TwitterTwitter Geosilex en LinkedIn

Selección de idioma: Español . Français . Português . English

anterior siguiente

Novo modelo urbanístico

 

A crise da construção é também a crise de um modelo imobiliário e urbanístico.

 

 

Moldura Legislativa

A crise energética e do modelo imobiliário, não apenas na Espa-nha, como também em todos os países desenvolvidos conseguiu que as administrações refletissem sobre qual deve ser o novo modelo urbanístico. O Livro Branco da Sustentabilidade no Planejamento Urbanístico Espanhol de 2010 recolhe e estabelece os critérios disseminados em distintas leis, regulamentos, normas e diretivas de âmbitos nacionais e europeus para que, unidos num só documento, sirvam de guia e formem um corpo de critério geral coerente no que diz respeito a distintos problemas.

 

Lei 34/2007, de 15 de novembro de qualidade do ar e proteção da atmosfera. PREÂMBULO-1

 

 A atmosfera é um bem comum indispensável para a vida do qual todas as pessoas têm direito de uso e desfrute e a obrigação da sua conservação.

Estratégia do meio ambiente urbano

 

A moldura de ação dessa Estratégia é encontrada na Estratégia Européia de Desenvolvimento Sustentável. Essa moldura européia, na sua última revisão, escolhe um número limitado de objetivos como são: contribuição para frear o processo da alteração climática, a sustentabilidade nos sistemas de transporte, a adoção de padrões de produção e consumo sustentável, a melhora na gestão e na prevenção da superexplotação dos recursos naturais, ... e em geral o desenvolvimento sustentável global e o cumprimento de seus mandados internacionais.

Os grandes conflitos da mobilidade urbana

 

• O incremento da emissão dos gases de efeito estufa na Espanha multiplica por três as cifras admitidas no protocolo de Kyoto, sendo o transporte um dos setores que pior se comportaram a esse respeito, tendo aumentado suas emissões entre 1990 e 2003 um 57% até representar o 28% do total de emissões.

• As doenças e vítimas causadas pela má qualidade do ar produzida pelo tráfego. Segundo diversos estudos europeus, a contaminação atmosférica causa na Europa 350.000 mortes prematuras por ano. Delas, 16.000 correspondem à Espanha. No país, por causa da contaminação do ar, falecem 3 vezes mais pessoas que por acidentes de tráfego e quase 11 vezes mais que em acidente laboral.

Diretrizes para a estratégia de meio ambiente urbano no âmbito da edificação sustentável

 

Estratégias tendentes a incrementar a eficiência no uso dos recursos e na manutenção da biodiversidade.

4.14.Potenciação do uso de materiais reutilizados, reciclados e renováveis, definindo políticas de gestão de resíduos e de inclusão de reciclagem nos materiais de construção.

Materiales para arquitectura activa frente al CO2

Mapa do site · Política de Privacidade · · Contato